MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Desenho Dirigido “Família”



Levar os alunos a refletirem sobre a importância de ter uma família, bem como a contribuição da mesma para o seu crescimento e desenvolvimento.

Objetivos:

- Desenvolver e explorar a criatividade e representação do mundo para a criança ou adolescente.
- Observar as diferenças das famílias, abordando assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais.
Colocar a sua atenção não só na realidade externa, como também na sua realidade interna;
- Proporcionar a oportunidade de expressarem os seus sentimentos e as suas emoções;
- Desenvolver a criatividade, as competências e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e com a cultura que está inserido.

Desenvolvimento:

Iniciar com uma Roda de Conversa sobre o tema “Família”, incentivar os alunos a formularem perguntas e emitirem opiniões sobre o tema discutido, perguntando sobre as suas famílias, quem mora na casa, ou seja, observar com os alunos as diferenças entre uma família e outra quanto aos integrantes, após, inseridas na linguagem do tema faremos leitura compartilhada do livro “O Livro da Família” que colocarei exposto na lousa.
Na sequencia pedir aos alunos que façam um desenho do local que mais gostam e nele as pessoas da família. Após, os alunos serão estimulados a falarem e descreverem sobre o seu desenho, assim, apesar dos aspectos intelectuais estarem presentes nos desenhos, os fatores emocionais aparecerão de uma forma relevante sobre o autor.
Para a construção do livro, irei entregar aos alunos desenhos para colorirem do livro “O Livro da Família”.
                                                            1º ANO

2º ANO
                                         
                                                                              3º ANO

4º ANO


5º ANO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...